Extrações

Extrações


Também conhecida como exodontia, a extração dental é a remoção do elemento dentário (dente completo) ou extração da raiz . Pode ser realizada através de cirurgia, como:

Extração do Dente incluso, semi incluso ou impactado: 



É aquele dente que não consegue erupcionar(nascer),deixando de atingir sua posição na arcada dentária na época esperada.
É mais comum acontecer com os terceiros molares inferiores mas há casos de outro dente ficar na mesma situação por demora de cair o dente de leite ou por perda antecipada de algum dente permanente.Acontece o fechamento do espaço para o dente que iria ocupar aquela posição .

Extração da Raiz:

  •  Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;  São situações que um dente quebrou em algum acidente  ou quando a carie se estendeu por grande parte inclusive a raiz ficando impossível de ser recuperada.

 Extraçao Simples:

  •  Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc) e casos de extrações também por indicação ortodôntica quando o dente ocupa uma posição que impediria o bom resultado da ortodontia nesse caso .Extração simples também é o termo utilizado para a extração dos dentinhos de leite das crianças.No caso dos dentes de leite, eles são retirados tanto por causa de caries extensas como também por não ter caído pra dar lugar para o dente permanente que vai erupcionar.

A extração é feita quando não há mais condições de recuperação para o dente , seja por carie muito extensa ou por problema gengival mais grave.
A extração é considerada uma cirurgia e sendo assim é necessário seguir algumas recomendações para evitar problemas futuros.

Cuidados após as extrações

Repouso.
Como em qualquer cirurgia é importante um repouso após a extraçao para evitar o estimulo da circulação sanguínea .Esse estimulo eleva o risco de um sangramento maior ou até mesmo uma hemorragia .
Mudança na alimentação .
Nos primeiros dia após a extração é importante comer alimentos mais macios , evitar alimentos quentes como sopas , leite ou café quente .Sendo assim  prefira alimentos frios como sorvetes de massa, picolé e sucos.No dia seguinte já é possível uma alimentação morna e mais consistente como ovo cozido , macarrão e purê.
 Higiene bucal.
A higienização é importante pra manter o local sempre limpo, retirando restos de alimentos que poderiam infeccionar o local da abertura.Usar sempre escovas de cerdas macias pra não agredir a região .Evitar nos primeiros dias uso de enxaguante bucal pois o bochecho é contra-indicado nestes casos.
Bebida alcoólica e fumo 
A bebida alcoólica pode interferir na ação de medicamentos passados pelo seu dentista podendo diminuir ou potencializar o efeito .O fumo agride a mucosa deixando irritada e interfere na recuperação do local .
Medicação
Caso esteja fazendo uso de algum medicamento é importante avisar seu dentista sobre o caso e sendo passado uma receita é  muito importante seguir as orientações sobre a dose , o intervalo e o período que deve ser usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Dr Leandro Prado CROSP 52959
Gerônimo Caetano Garcia, 137
Centro-Francisco Morato.SP
Telefone(11) 4488-3219
Whatsapp (11)94363-7222