Tratamento de canal ou endodontia
Para entender melhor o que vai ser explicado sobre processo do tratamento é interessante saber como é a anatomia do dente.
O esmalte a parte externa sempre visível é a parte mais dura.Abaixo do esmalte vem uma camada menos resistente a dentina e por fim ,bem no centro o tecido mole chamado polpa.Esta polpa tem vasos sanquineos e nervos .A gengiva contorna o elemento dental na parte de cima e na parte de baixo fica o osso que serve de suporte.
A polpa preenche todo o meio do dente indo até a ponta tendo a função de formar o dente propriamente dito mas depois de terminado não terá mais funçao podendo ser retirada , quando necessário sem prejuízo algum.
Quando um dente quebra ou tem uma carie que aprofundou muito chegando no “nervo” do dente acontece a morte desse nervo . com isso o a parte interna da raiz infecciona levando o dente a doer . Nestes casos a restauração já não resolve sendo necessário o tratamento de canal .
O tratamento de canal consiste em retirar a parte que esta morta , desinfectar a parte interna da raiz e preencher esta parte para evitar futuros problemas.Em resumo , alem de cuidar da dor também evita a perda .
Há muito tempo atrás , qualquer problema de dor era motivo para extração de dentes principalmente por falta de instrução das pessoas.
Hoje em dia todos sabem da importância de cada dente e se interessam muito para a manutenção de cada um deles.Depois do tratamento o dente continua a ter a mesma função de antes, sendo necessário a restauração dele em casos de pequena parte perdida ou , se for uma perda maior o procedimento é completar com uma coroa .
O tratamento pode precisar de mais uma seção sendo feito um curativo de demora deixando uns dias entre uma troca e outra .Se necessário serão prescritos medicamentos para auxiliar no tratamento ficando mais eficaz a eliminação e morte das bactérias.Quando completamente resolvido o problema da dor e infecção , poderá ser finalizado o canal .
O preenchimento do espaço vazio, antes ocupado pelo nervo é feito com um produto que vai isolar a ponta da raiz da parte de cima na coroa diminuindo as chances de uma possível contaminação futura.
Imediatamente após esta etapa pode haver uma pequena dor temporária mas , se necessário seu dentista poderá prescrever um analgésico aliviando esse desconforto
È preciso estar atento aos dentes pois nem sempre um dente que necessita o tratamento da raiz tem o sintoma da dor .em alguns casos a progressão da carie é lenta e pode não dar nenhum aviso, não doer , ou tem situações que o dente até incomoda mas pouco e o paciente não se da conta de que é um sinal para o tratamento . o que é recomendado pelos dentistas é , alem de uma visita periódica , quando perceber qualquer sensação diferente fazer uma visita para descobrir o que pode ser .
É bom saber que mesmo não acontecendo um incomodo maior o problema pode ser maior do que se pensa. A carie trás junto com ela muitas bactérias que alem de matar o nervo leva também a a uma infecção que se não tratada pode trazer complicações tanto para o organismo todo quanto também para o local . Uma inflamação que de principio esta contida apenas na parte interna da raiz pode aumentar e levar a um edema com a formação de um abscesso. Tem casos que esta inflamação aumenta em um nível que chega até a poder vazar para fora.
Outra situação que ocorre seria essa inflamação se tornar crônica levando á destruição do osso e da raiz .
Como saber se o tratamento de canal é realmente necessário?
>Para esta resposta só mesmo procurando o profissonal de sua confiança .Mas há indícios de que há essa necessidade.
>Dor de dente mais forte
>Dor sem causa aparente, sem você estar se alimentando nem bebendo nada .
>Sensibilidade prolongada demorando algum tempo pra passar ou passando apenas com medicação
>Dor em resposta a temperaturas quente ou fria
>Escurecimento do dente mesmo sem ter cárie
>Inchaço na posição que se encontra a ponta da raiz

Nenhum comentário:
Postar um comentário